A energia de uma nova idéia |
A TJMC Empreendimentos desenvolveu a usina Natureza Limpa especialmente concebida para a conversão de Resíduos Sólidos Urbanos em carvão ecológico com impacto ambiental mínimo.
Simples e robusta, o modelo Natureza Limpa trabalha uma abordagem integrada de reciclagem e recuperação energética do lixo de excelente retorno financeiro e apto a operar em qualquer parte do mundo.
Sr. Mário Martins
Promotor do projeto Natureza Limpa
Unaí-MG
O carvão antes da briquetagem
A rota tecnológica Natureza Limpa representa a aplicação industrial do método de carbonização desde sempre utilizado nos fornos de barro do interior para a decomposição pirolítica da matéria vegetal em ambiente de ar rarefeito. É assim solução pré-histórica para problemas modernos. Mas o que funcionou tanto tempo em detrimento da floresta é hoje ferramenta de preservação por substituição de matéria prima. O mundo, com efeito, produz mais resíduos que árvores e destrói o meio ambiente porque despreza o lixo. O sistema Natureza Limpa é, pois, uma forma inteligente de fazer as coisas que nasce de uma aliança estratégica entre o universo acadêmico e o empreendedorismo do interior mineiro.
|
A política de Pesquisa & Desenvolvimento da TJMC Empreendimentos repousa numa aliança estratégica com os meios acadêmicos sob a liderança da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Expressão típica de governança empresarial moderna, o modelo Natureza Limpa nasce assim nos confins do pioneirismo empresarial e da reflexão científica numa busca constante de eficiência gerencial e aprimoramento tecnológico. |
|
Inspirada por uma política de difusão do conhecimento e inovação tecnológica constante, a TJMC Empreendimentos oferece projetos "turn-key" completos, concebendo, desenhando, instalando, comissionando e fornecendo manutenção, consultoria gerencial e toda a assistência técnica necessária. |
|
O processo de usinagem da TJMC Empreendimentos procede à triagem do material reciclável e transforma o saldo orgânico em Combustível Derivado de Resíduos por exposição a temperaturas de carbonização.
Não há, pois, incineração porque não existe combustão sem oxigênio. Tem sim decomposição por aumento de calor decorrente de aquecimento das paredes externas de um reator pirolítico.
Nada de queima, portanto. Nenhum contato com chama e fogo. Dioxina e furano reduzidos a um mínimo por opção de método ...
O sistema, por outro lado, não implica aporte suplementar de combustível externo, pois a produção de calor se auto-alimenta de uma fração do carvão produzido in loco. Configura assim solução climatologicamente neutra que libera quando muito as quantidades de CO2 inicialmente convertidas em massa orgânica por fotossíntese.
Vapores e gases são, ademais, purificados por filtros de alta performance e passam por um processo de liquefação por destilação, resultando em subprodutos com valor de mercado.
A poluição atmosférica é praticamente inexistente, e a contaminação freática é nula, já que os efluentes líqüidos oriundos da manipulação do lixo são recolhidos num tanque impermeável localizado por baixo da moega de recepção para posterior bombeamento no forno e incorporação à massa pirolisada.
Compacto, o sistema Natureza Limpa cabe em zoneamento industrial ou espaço do gênero.
E, fechando um ciclo de tratamento "rejeito zero", a cinza – com volume de aproximadamente 3% da matéria prima inicial – é aproveitada na produção de agregados de cimento em fábrica anexa.
Numa palavra, o sistema Natureza Limpa atende os mais rígidos critérios ambientais, elimina lixão ou aterro e oferece excelente oportunidade de proteger a natureza ganhando dinheiro. |
|
|