Email:

 
Apresentação Tecnologia Mercado Notícias Clipping Links Contato
Um Mercado promissor

Fatores diversos auguram futuro mercadológico excepcional para o modelo Natureza Limpa, porque não há projeto mais sintonizado com a noção de Desenvolvimento Sustentável a embasar o ambientalismo moderno. Portanto, salvar o Planeta ganhando dinheiro é opção desde já em aberto no Brasil e no mundo. A tecnologia singela, com efeito, atende por igual clientela simples ou sofisticada e acha aplicação nos mais desprovidos contextos humanos quanto no exigente Primeiro Mundo.

A usina da TJMC Empreendimentos é, pois, produto de exportação com amanhã garantido em qualquer país e em todo continente, mas a perspectiva de demanda nacional por si só faz dela um colosso econômico. Uma olhada atenta às estatísticas não deixa dúvida: a pressão sobre as prefeituras é imensa ... mas solução ecologicamente, socialmente e financeiramente viável inexiste fora da proposta em pauta.

O mercado tem isso de particular que a demanda nasceu por canetada de mera sanção legislativa. A Lei 12.305 instaurou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e criou uma obrigação inadiável de gestão adequada, engendrando procura forçada sem resposta à altura do lado da oferta.

A assimetria entre exigência legal e capacidade industrial deixa assim vislumbrar uma congestão de pedidos num horizonte de décadas. Sem contar que a carência hodierna tende a se agravar com o tempo por aumento natural na produção de lixo ...

Números apresentados em diversos estudos da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária indicam a média de 0,74 kg de resíduos per capita , mas revelam, ao mesmo tempo, um desequilíbrio sensível entre cidade e campo. Assim, a relação de 0,46 kg por habitante a caracterizar a população rural tipicamente explode para 1,16 kg nas metrópoles.
 

voltar

A urbanização crescente projeta, pois, um cenário de aumento geométrico a atropelar as taxas de expansão demográfica, como claramente ressaltam os quadros abaixo:




O dinamismo do fenômeno surpreende, mas a imagem estática assusta mais ainda.
Com 170 milhõesde habitantes, o Brasil produz diariamente 125,3 mil toneladas de lixo domiciliar e 36, 5 de resíduos públicos. A metade vai para o lixão. O restante, para o aterro. Nada tem tratamento adequado. É recuperação energética zero, reciclagem mínima, desperdiço total, poluição freática máxima, impacto climatológico extremo e risco epidemiológico maiúsculo. É lixo a céu aberto, em resumo. Feio, mal cheiroso e altamente perigoso ...

Destinação Final dos RSUs Coletados (Brasil)



O desafio contempla, portanto, volumes da ordem de 160.000 t/dia e implica a instalação de uma capacidade de tratamento igual a 1.500 reatores pirolíticos do modelo padrão Natureza Limpa de 120 t/dia.
A cifra vertiginosa de R$ 15.000.000.000,00 originada da multiplicação simples pelo valor de R$ 10.000.000,00 da unidade ora apresentada não corresponde à realidade, porque municipalidades maiores acomodam seqüências de fornos em complexos de usinagem que geram economias de escala. Não existe, por outro lado, ferramenta matemática de cálculo seguro. Mas não há dúvida que há centenas de usinas para instalar, mesmo considerando uma fração apenas do mercado.
Em síntese, Natureza Limpa representa um projeto de longo fôlego com perspectiva de expansão inesgotável na prática.